quarta-feira, 30 de maio de 2012

Roda de Histórias para Bebês?

Quem foi que disse que bebês não podem ouvir histórias? Como já escrevi aqui antes, eu acredito que eles podem e devem ouvir histórias desde a barriga. Mas é claro que existem algumas dicas para que dê certo. Eu lembro que quando a minha filha era bem bebezinha, o pediatra dela que é muito bacana, me perguntou na final da consulta se eu tinha algo a "reclamar" da Maria Flor. Antes que eu falasse qualquer coisa, ele alertou: "Antes de você responder, vale lembrar que ela é bebê e bebê não gosta, por exemplo, de ir pra barzinho tomar chopp com amigos e nem assistir uma missa inteira.". Ou seja, esse tipo de reclamação não vale. A mesma ideia segue para a contação de histórias. Escuto com frequência: "ah, meu filho não fica parado" ou então "meu filho só gosta de música", ou ainda "ih, ele destroi todos os livros...". Claro, ele é bebê! Portanto, Roda de Histórias para Bebês soa estranho mesmo porque para que ela seja de verdade, tem que ser muiiiiito bem pensada e planejada. Com narrativas bem curtinhas, poesias, tudo muito rimado, com materiais próprios para os bebês mexerem, com livros adequados para que eles manipulem e com muita, mas muita música!
Ah, e só mais uma e importante dica: A presença de um responsável carinhoso e paciente é imprescindível para o sucesso do encontro. E sucesso nesse caso significa alegria. Se esses detalhes forem levados em conta, no final, os comentário mudam! "Nossa, ele adorou. Impressionante!".
*Esse mês tenho alguns bebês me esperando pra contar histórias: A primeira é a Luiza, que vai fazer 2 anos e adora histórias de lobo mau.Aguardem as fotos!

Um comentário:

  1. Giovana,

    Assino em baixo tudo o que disse no seu post. Meu filhote assiste e AMA ouvir histórias desde que ele foi na sua primeira festinha infantil com 6 meses. Ele é uma criança super agitada mas quando se trata de um teatrinho ou história, hum...aí o negócio muda.

    Adorei ver a fotinho dos pequenos la no meu espaço.
    By the way: Sou Monica Ieker, proprietária do Empório da Papinha, local que você realizou esta roda lembra?

    AMAMOS!

    ResponderExcluir