segunda-feira, 7 de maio de 2012

Roda de Histórias e a Autonomia

Mês de abril é o mês do livro. Mês de comemoração nas escolas. Esse ano, fui convidada a fazer dois grandes eventos: no Colégio Imaculado Coração de Maria e no Centro Educacional Estação Futuro. E Roda de Histórias em colégio normalmente é assim: várias sessões, vários grupos, muitas crianças, grupos grandes... Uma ótima oportunidade de trabalhar a autonomia com eles. Sim, porque uma Roda de Histórias exige concentração, participação, respeito ao companheiro, à contadora, ao espaço físico, aos materiais, etc. Primeiro, eles devem saber o que vai acontecer (na verdade, primeiro, quem deve saber o que vai acontecer são as professoras, claro. Mas, isso nem sempre acontece). Devem saber que contação de histórias não é teatro, nem teatrinho, nem recreação... Depois, é importante que eles saibam como se comportar para não atrapalhar o resto do grupo, já que não cabe à contadora ficar chamando a atenção. Ah, e que isso não significa que eles não podem falar, se expressar, contar histórias também. Por último, reservar um ambiente acolhedor para que as crianças se sintam bem durante o evento é essencial. Exigir que elas fiquem de "pernas de chinês" e em roda durante 45 minutos nem sempre é confortável para todas. Essa preparação inicial numa conversa prévia é bom pra todo mundo. A escola cumpre o seu papel, oferecendo um momento bacana para os alunos; e o profissional fica feliz por saber que de verdade a mensagem foi passada.  É bom demais, pra gente que conta histórias, ver que no final ninguém quer ir embora! (Já ia esquecendo uma dica muito boa, repare na intervenção das crianças na hora da história. Isso dá pano pra manga e pode ser tema de trabalho para um ano inteiro!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário