quinta-feira, 15 de maio de 2014

Roda de Histórias para bebês no CCBB

Há algumas semana atrás, eu e minha filha de seis anos fomos assistir a peça da Luana Piovanni no teatro do Jardim Botânico. O espetáculo era baseado no livro homônimo da Adriana Falcão, "Mania de Explicação", com um texto complexo e músicas de Raul Seixas. Era a história dos desejos e medos de uma menina às vésperas de completar 13 anos. Fiquei preocupada se era adequado à minha pequena, mas como ela ganhou o livro de aniversário e eu conhecia todas as músicas, achei que poderia ser um momento bom e ela curtiria... Porém, chego lá e vejo que a maioria absoluta das crianças na fila era menor de 3 anos. Ao meu lado sentou um bebê e atrás de mim, mais dois. As mães logo se conheceram, conversaram bastante sobre a educação bilingue dos pequenos e fizeram de tudo (até cantar parabéns) para que eles ficassem bem durante a peça mas, claro que não estavam dando a mínima... (e olha que o espetáculo é ma-ra-vi-lho-so!). Isso tudo para falar sobre o quanto fiquei pensando nisso depois. Será que as mães foram assistir a peça e não tinham com quem deixar o filho? Será que era pra ver a Luana Piovanni que é linda? Será que estavam no Jardim Botânico e resolveram entrar lá? Ou será que não acharam nenhum espetáculo para os pequeninos? De verdade, eu, que desde 2007 vivo um projeto pessoal de cultura para esse público específico, fiquei bem preocupada. Pra minha sorte, já que estava atormentada, é que alguns dias depois, fui convidada a participar de um projeto lindo do CCBB que levantava a questão. O título do evento era "A Crianças vai ao Museu". Com alguns debates e bastante atividade para os bem pequenos, o Centro Cultural Banco do Brasil está disposto a abrir as portas e oferecer entretenimento e cultura para crianças e bebês, além de discutir a questão histórica da infância, da acessibilidade, da participação da família no contato das crianças com a arte, da profissionalização da equipe de educação que vai recebê-los, etc. Minha participação é com uma Roda de Histórias para Bebês no sábado, às 10h30. Uma sessão de histórias cheia de elementos e músicas, pensada, estudada e criada especialmente pra eles, que merecem ser respeitados com cultura estruturada pra eles, num espaço acolhedor para recebê-los com carinho, que merecem ser ouvidos mesmo quando não conseguem dizer que querem ir embora porque aquilo ali não é pra eles, que merecem ter um passeio pra ser feliz e não porque as mães têm direito a frequentar esses espaços. Ó, já vou contando que a Roda é inédita e tá linda, cheia de materiais novinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário