quinta-feira, 6 de março de 2014

Histórias no projeto da escola

Esse ano, minha carga horária na escola onde eu trabalho aumentou. Fui convidada a participar também do projeto pedagógico que é pensado para todas as turmas. Além de muito feliz, preciso confessar que fiquei realizada. Minha função será mais do que trabalhar o lúdico com as crianças, porque isso fazemos junto com as professoras o tempo todo, minha função é "viajar" com eles. Pronto, acho que cheguei ao auge da minha carreira. rs. Consegui um trabalho em que convidar as crianças a curtirem comigo o mundo da imaginação é o que mais queria nessa vida. Falando sério, depois de muitos estudos, sou defensora e tenho total certeza de que na educação infantil, o lúdico é obrigatório. Na verdade, acho que é a única linguagem que eles entendem. O meu método de aplicação do lúdico é através das histórias, com musicalização e artes, o que eu chamo de linguagens integradas. Sabe-se que o aprendizado nessa faixa etária é fisiológico, deve ser sentido no corpo, experimentado. Mas, para funcionar, deve estar associado ao respeito. A criança pode falar e deve ser escutada. A criança deve ser exigida dentro daquilo que pode atender. As regras são claras e as crianças participam ativamente na criação delas. Agora, o segredo para que dê certo todo esse percurso: levar o lúdico a sério. Os educadores muitas vezes acham que isso é um antagonismo. Ledo engano. Esse é o segredo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário