segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Colônia de Férias: Manual de Uso


Estamos caminhando para a última semana da colônia de férias e ainda temos muito o que lembrar... aliás, os lembretes são sempre úteis e necessários. Eu, como mãe, por exemplo, adoro!
Para começar, é bom lembrar que a nossa colônia de férias é muito específica e um pouco diferente das outras do nosso bairro. Ela é criada, pensada e preparada para os pequeninos de 3 e 4 anos. Claro, que os mais velhos que estão acostumados com o trabalho são sempre bem-vindos, e adoram. Mas nosso ritmo prioriza os menores. Nosso grupo é pequeno, nossas atividades são dirigidas, nossa liberdade é monitorada, nossos educadores estão acostumados com essa faixa etária, nosso objetivo é a autonomia e nosso recurso é o prazer. Esse público, ao meu ver, nos exige um movimento muito particular, uma atenção maior e um material específico de trabalho. Com isso, algumas crianças, que não estão nessa faixa etária, mas que necessitam desse mesmo movimento, dessa mesma atenção e que curte esse material, acaba ficando bem com a gente também. Esse ano, tivemos uma amiguinha que estava aguardando a chegada da irmã, que ainda estava na barriga da mãe. Resistiu nossa aproximação, nosso lanche e nosso banho de mangueira... mas essa menina tem pais parceiros, daqueles sensíveis, que entendem e não desistem. E a nossa colônia tem crianças parceiras, sensíveis e que não desistem. Sorte da menina! Na última semana éramos as melhores amigas, ela virou minha ajudante e curtia todas as atividades da sua maneira, porque foi respeitada.
Álias, esse ano tivemos 3 crianças que virarão irmãos mais velhos em breve. Os 3 com pais parceiros. Um não quis ficar, porque precisava ficar do ladinho da mãe. E ficou. A outra precisava conversar comigo o tempo todo, e conversamos, e ela amou estar na colônia.
Seguindo nosso Manual de Uso da colônia, sugerimos também que as mochilas, as toalhas e as roupas de banho não sejam trocadas com frequência. Isso facilita na hora da gente guardar na mochila das crianças.
E se os pequenos querem levar brinquedos pra colônia, ótimo. Mas lembrem a eles que devem cuidar e levar de volta pra casa. É importante que essa responsabilidade seja dividida com as crianças, até porque eles podem dar conta e quando conseguem, é sensacional! A autonomia é construída assim, de pouquinho em pouquinho, todos os dias, todas as horas! Inclusive nas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário