quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Por que tem Rodas de Histórias que dão tão certo, hein?

Tenho alguns truques para que a Roda de Histórias dê certo, confesso. Criar um ambiente tranquilo, levar materiais e narrativas adequadas à faixa etária, olhar no olho, cantar (e mais alguns que eu prometo dizer na próxima oficina que vai acontecer em setembro!). Mas, o mais importante de todos eles eu digo sem ter a menor dúvida: o que faz uma Roda de Histórias dar certo é a presença verdadeira dos ouvintes. Não adianta estar ali sem prestar atenção, sem se deixar levar. Participar de um encontro de histórias é partilhar em grupo, trocar emoções, vibrar, sentir. 

Aí, vem a grande questão: Roda de Histórias em festas de aniversário dá certo? Depende. O local influencia bastante. Mas a presença dos adultos, muito mais. Ultimamente, fiz umas festas bem marcantes. Uma foi do João, de 2 anos, na sala da casa da avó, que pediu para esperar o avô chegar para começar as histórias (a família inteira participou). A outra, foi da Alice, de 1 ano, no Quintal Buffet Infantil (que lugar bom pra fazer Roda de História!). Entre mamadas e risadas, as mães cantaram o tempo todo! Teve também a do Tomás, de 2 anos, que adora passarinhos e adivinha... foi no Jardim Botânico, aquele lugar mágico. E a do Otto, que realmente ficou marcada no meu coração. A festa foi no Bichinho do Mato, um lugar lindo em Vargem Grande, com muito espaço e cheio de atrações bacanas e gostosas pras crianças. A Roda de Histórias ficou guardada pro final, antes do parabéns. Otto, de 2 anos, estava eufórico, participou intensamente de todo o encontro, com sua família vibrando atrás a cada música, cada reação do pequeno e cada fim de conto. Ao me contratar, a mãe do Otto perguntou se a irmã dele, de 8 anos, poderia contar uma história também, que ele adorava e tal. Achei ótimo e deixei o grande momento pro final. E olha... a carinha dele, da família, dos amigos e a vibração da Catherina de participar de tudo aquilo foram inesquecíveis. 
Olha só pra foto e diga se eu estou mentindo!

Um comentário:

  1. Ahhhhh!!! Foi lindo!!! Fiquei muito emocionada! Catherina amou ter feito o irmão tão feliz! Muito obrigada por ter proporcionado isso!!! Vc é sensacional!!!!

    ResponderExcluir