segunda-feira, 26 de março de 2012

Inclusão ou exclusão?

A educação ainda é um caminho novo pra mim e o ambiente escolar mais ainda. Desde que me aventurei por esse caminho, sigo a minha responsabilidade de estudar, pesquisar, experimentar e trocar com os mais experientes. Como estou nos colégios uma vez por semana, tento participar e ajudar como posso e como a minha limitação me permite na vida dos alunos. Mas, foi na Colônia de Férias que fiz esse ano que pude perceber de verdade, na prática, o que o assunto "inclusão" significa. Para mim ficou muito claro, inclusão não é aceitar o aluno com alguma questão específica no grupo. Inclusão é estar preparada para este aluno e fazer com que ele se sinta feliz e seguro nesse grupo. Isso significa, na maioria dos casos, ter um ambiente adequado, um profissional disponível, auxiliares bem dispostos e pacientes, e por aí vai. Caso algum desses itens não exista, ou não é possível aceitar a criança, ou é preciso sinalizar claramente à família que aquela criança necessita de um acompanhamento a mais... Pronto, problema na certa! Se a Globo fala que ter cidadania é fazer inclusão social, quem é você pra dizer que não pode aceitar? E que família está disposta a ouvir, de um educador, um relatório social desagradável do filho? Forçar a barra nesses casos é o pior caminho e o que mais acontece. Vou dar um exemplo simples e rápido. Estava eu dando aula para crianças do integral (de várias idades) no outro dia, aí chega a professora do maternal (que é uma ótima profissional) com dois pequeninos que nunca me viram antes. Deixou eles na sala e saiu. Os dois, óbvio, abriram o berreiro. Mas, ela não tinha opção, o resto da turma estava lá em cima esperando. Eu, sozinha, inclui um deles. O outro ficou desenhando. Outra historinha aconteceu hoje, num bate-papo após a aula com uma professora que conheci há pouco, mas para quem já tenho muitos elogios. Ela disse "pois é, tá claro que ele tem alguma questão. Fala muito pouco, não interage e acompanha muito pouco o grupo. Infelizmente, a mãe não quer ver. Está preocupada que ele não aprende as vogais. Mas o que são as vogais? Isso é o de menos..."
Sim, o tema está na moda. Virou até enredo de escola de samba este ano. Sim, o tema é sério, há vários artigos acadêmicos muito interessantes sobre ele. Não, nem todas as escolas estão preparadas para isso.

Um comentário:

  1. Olá Giovana! Essa postagem me expirou a fazer minha próxima postagem em meu blog, parabéns pela clareza que faz menção aqui de INCLUSÃO!
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir